A mais pequenina

A mais pequenina
Princesa

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Globalização, fenómeno que assusta

Parece hoje fácil perceber que a globalização é um fenómeno que assusta. É um fenómeno que para além de económico, só o é, porque também é cada vez mais um fenómeno cultural que advém da facilidade de comunicação que as novas tecnologias nos vieram oferecer. Hoje, em todo mundo, a mobilidade de pessoas e de mercadorias é perfeitamente vulgar e, por isso mesmo, não deixa de ter naturais consequências sociais e até políticas nas comunidades envolvidas.

Caíram as barreiras, abriram-se fronteiras e o mundo ficou mais pequeno. Como refere Giddens, as relações sociais unem cidades bem distantes, de tal modo os acontecimentos locais são condicionados por eventos que acontecem a muitas milhas. Estes são tempos de modernidade que não voltarão ao ponto de partida. A globalização veio para ficar e para intensificar ainda mais a pressão sobre determinadas regiões do globo. Não é difícil perceber que este processo é determinante para uma maior clivagem entre povos ricos e pobres, contribuindo para uma maior separação e distanciação dos seus rendimentos.


É adequado aplicar a conhecida e infelizmente realística frase que exprime a noção de que os pobres estão cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos. Por isso, caminhamos a passos largos para crises políticas, sociais e ambientais, quer seja um pouco por todos os países, quer seja a uma maior escala em regiões mais delimitadas do planeta, que vão marcar ainda mais o futuro próximo humanidade. Sinceramente, assusta pensar nos desequilíbrios cada vez mais gritantes que os mais ricos impõem aos mais pobres.


A globalização como que permitiu que os países mais desenvolvidos determinassem o futuro económico e, por arrastamento, social e político, dos países mais pobres e mais pequenos. Parece que mandam à distância. E isto é preocupante. E humilha em minha opinião as mentes mais sensatas e mais justas, mesmo e muito em particular, as dos países ditos dominantes. Daí não ser difícil interpretar que, aquando de reuniões dos países mais ricos do planeta, se concentrem elites académicas e intelectuais, e não só, em protestos violentos contra as iniciativas políticas que tendem a agravar cada vez mais este processo mundial que, em minha opinião, começa a ganhar contornos de drama. Não me parece exagero falar em drama, bastando para tanto, colocarmo-nos na pele dos biliões de seres humanos que hoje vivem com menos de um dólar por dia e sem acesso a água potável…


Não é isto um drama?


Não é isto uma vergonha?


António Rodrigues

domingo, 5 de setembro de 2010

Tenham Vergonha!

Vivemos momentos de gritante cinismo.

Cinismo que em nada engrandece a nossa história, a nossa cultura e, acima de tudo, em nada enobrece a mensagem a que deveríamos estar obrigados a transmitir a todos, muito em especial aos mais novos e aos vindouros. Um cinismo que nos corrói e nos vai destruindo.

Há uns tempos atrás tivemos um Ministro que se demitiu porque em pleno debate parlamentar fez sinalética obscena.

Demitiu-se.

Não havia alternativa.

Quantos não fizeram e fazem o mesmo, exactamente no mesmo parlamento? Quantos e quantos não trocam impropérios em plenos debates? Sorte a deles! Se fossem filmados e tivessem que seguir o caminho do outro, teriam que se demitir. E o parlamento quase que estaria às moscas…

Cínicos!

Hoje, fora do parlamento, vivemos situações algo similares.

Há um cidadão português, de seu nome Queiroz que, em pleno exercício das suas funções se dirigiu a representantes de uma entidade oficial em termos – por ele confirmados – que em nada abonam a dignidade e a boa educação de qualquer indivíduo e, muito em particular, de quem lidera um grupo de trabalho que representa Portugal. Exercendo as funções que exerce, tem a obrigação ética e moral de se assumir como uma referência de postura e princípios para todos. Em particular para os mais jovens.

Demitiu-se? Não!

Porquê?

Porque ainda não é político e não fez nenhuma sinalética obscena no parlamento. E não foi filmado.

Há princípios em Portugal que só a alguns políticos são exigidos… circunstâncias análogas e casos similares, noutros personagens até parece que ficam bem…ou que se toleram.

Cínicos!

Há um Presidente da FPF, infelizmente (porque da sua saúde se trata) quase sempre ausente, que tem brincado com o Povo na gestão da crise do futebol da nossa selecção. E o auge da sua brincadeira atingiu-o quando há dias afirmou não estar preocupado com a ausência do treinador no jogo com o Chipre, porque a selecção sabe jogar em “piloto automático”…

Deu no que deu. Foi uma vergonha e um escândalo!

Demitiu-se ou alguém pede a sua demissão?

Não! Porquê?

Porque não é político e não fez nenhuma sinalética obscena no parlamento…

Cínicos!

Temos um seleccionador suplente, que nunca o sonhou ser, porque enquanto treinador muito tem deixado a desejar… Há 25 anos que lhe alimentam este equívoco… na FPF!

Perdeu e, com aquele resultado vergonhoso e negativamente histórico, humilhou todos os desportistas portugueses. Teve o desplante de dizer que fizemos uma grande exibição. A quem ele queria chamar parvos?

Demitiu-se ou alguém pede a sua demissão?

Não! Porquê?

Porque não é político e não fez nenhuma sinalética obscena no parlamento…

Cínicos!

Temos um Secretário de Estado do Desporto que se envolveu, erradamente, neste processo vergonhoso dos sucessivos processos disciplinares ao Sr. Queiroz. Misturou “alhos com bugalhos” e meteu-se onde não devia. Ficou mal na fotografia. Muito mal! Nem percebeu que o homem, tal como os figos, “cairá de maduro”.

Demitiu-se ou alguém pede a sua demissão?

Não! Porquê?

Porque, sendo político, não fez nenhuma sinalética obscena no parlamento…

Cínicos!

Temos presidentes de Associações Distritais de Futebol, a começar pela de Santarém, que parece que por lá ficarão eternamente… alguns deles já com dezenas de anos de trabalho “árduo”…sim, eleitos democraticamente, claro que sim…

Como o Sr. Amândio de Carvalho, alto dirigente da FPF, que o outro diz ser a cabeça do polvo…há quantos e quantos anos o homem por ali anda em trabalho “árduo” em prol da nossa nação futebolística? Há quantos anos?!

Não seria tempo de toda esta gente dar lugar a outros? Quiçá mais novos e mais ambiciosos… para não dizer mais competentes? Não há por aqui lugar a essa moda tão actual da limitação de mandatos?

E já não abordo a questão dos milhões e milhões que movimentam. São os estágios principescos que, a pretexto de um golo que se tem que marcar ou outro que não se deve encaixar, dão azo a luxos de certeza absoluta desnecessários. Luxos e mais luxos.

Que ninguém questiona.

São os ordenados que incomodam, que envergonham e que espantam…

Que ninguém questiona.

Ao título do jornal “A Bola” de hoje, que dizia, “Não gozem mais com o Povo” eu acrescento:

Tenham vergonha!

António Rodrigues