A mais pequenina

A mais pequenina
Princesa

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

3,7%



Mesmo após o 25 de Abril, ainda se manteve o hábito de se dizer que Portugal era Lisboa e o resto paisagem. Aliás, não era por caso, que os lisboetas quando saíam fora de muros se arrogavam dizer que iam à província. Tudo o que não fosse Lisboa, salvo raras excepções, era um atraso de vida. Era a província...

E tinham alguma razão para tamanha arrogância.

E porquê?
Há 35 anos, quem nascia em Lisboa, desde o berço que se habituava a ter de tudo. Em casa, dentro de casa, água canalizada, esgotos, electricidade e até gás nas cozinhas. Saía de casa e encontrava de tudo naquela que era e é a capital.
Boas avenidas, passeios, bons parques e jardins.
E havia teatros, cinemas, bibliotecas e bons museus... Também bons mercados, bons restaurantes e ainda bons espaços desportivos coberto ou descobertos. Enfim, havia de tudo um pouco.
E até havia e há bons transportes.
E ainda bem que assim era.

Subsistia, no entanto, um problema.

É que, havendo perto de 10 milhões de portugueses, só os de Lisboa e de algumas (não todas) capitais de distrito usufruíam destes privilégios. Os outros, os “provincianos” habitavam um mundo diferente, um Portugal diferente.

E era estigmatizante, tudo isto, não para os Lisboetas que nenhuma culpa tinham de viverem, face aos “provincianos”  muitos furos acima do índice da qualidade de vida.
Eram as chamadas assimetrias do regime que caiu sob o cheiro intenso dos cravos de Abril...

Uma das fantásticas heranças de Abril, é o reforço e a autonomia municipalismo, o Poder Local Português; aliás, Herculano afirmava que o município era "…a mais bela das instituições que o mundo antigo legou ao mundo moderno”

Mas nem sempre foi assim em particular neste Portugal ignorado de Salazar e Caetano?

Os municípios em conjunto com as freguesias operaram a mais fantástica revolução e renovação a que o país jamais assistiu ou assistirá.
Sim, com algumas asneiras que os parasitas procuram evidenciar, em detrimento do muito que foi positivo, de tudo se conseguiu.

De 1979 até aos dias de hoje, levou-se a água potável, electricidade e os esgotos à mais recôndita da aldeia portuguesa. Os caminhos de cabra, de terra batida e enlameada, passaram a ser caminhos para humanos com o mesmo direito dos da capital. Pavimentaram-se milhares de quilómetros de estradas. Edificaram-se escolas, centos escolares, centros de saúde, lares ou centros de dia de acolhimento; construíram-se e equiparam-se espaços desportivos cobertos ou descobertos e promoveu-se a formação desportiva em todas as freguesias deste país. Construíram-se bibliotecas, recuperaram-se teatros e edificaram-se museus para preservarem a nossa memória. A memória de quem trabalha, chora ou ri, um pouco por todo o território português prenhe de feitos fantásticos. E, multiplique-se tudo isto, por 308 municípios cada um à sua escala e dimensão.

E criaram-se, aqui e acolá, zonas industriais que geraram riqueza, criaram emprego e fixaram as populações. E ainda houve tempo para, em muitos casos, se regenerar centros históricos, palcos corroídos da nossa história. A que nos deveria orgulhar e que cobardemente não divulgamos.

Discretamente, e bem, mataram-se carências e estendeu-se a mão a quem dela precisava: para uma palavra, para um conforto ou conselho de um reformado ou um pobre isolado ou até perdido, na casota mais distante da aldeia... da freguesia.

 E hoje, o que se evoca de tudo isto?

A dívida dos municípios e o despesismo dessa gente diminuída e inconsciente, que são os autarcas.

De tal forma é uma classe tão desprezível que há que a abater e controlar ainda mais. Nem que para isso se tenha que acabar com as freguesias e com essa figura estranha e anómala do presidente de Junta.
Venha o Padre da paróquia que o substitua...

E quem faz toda esta apologia e persegue esta riqueza comunitária: os do Terreiro do Paço. Os de hoje e os de ontem.
Os inteligentes!
Os tais que - quase todos - ao virem ao mundo de tudo encontraram. E que acham caro e muito, tudo o que se fez, para que Lisboa deixasse de ser Portugal e paisagem o resto.

Todos somos portugueses e todos merecemos o que só alguns tinham.

E hoje, todos ou quase todos, têm o que a minoria já tinha.
Essa associação estranha, a riqueza do municipalismo português, associação de homens e mulheres,  que reergueram o país e esbateram diferenças e mataram assimetrias, mesmo contra a vontade ou a inveja do terreiro do Paço, ficará para sempre na memória de todos.

 Hoje Portugal está falido.

Quanto custou ao país a "loucura" dos autarcas portugueses para que os alfacinhas deixassem de ir à província?

3,7% da nossa falência.

E os outros 96,3% da nossa desgraça quem os estoirou, quem os queimou?

O Terreiro do Paço.
O tal que é ocupado, maioritariamente, por quem nasceu com água em casa e com tudo à porta...

 António Rodrigues  



3 comentários:

  1. Caro Antonio Rodrigues, eu sou daqueles que não tendo nascido na capital, me encaixo nos que também nasceram sem água canalizada, com estradas de terra batida, sem teatros, sem museus, sem parques desportivos etc.
    Mas sou daqueles que têm memória, antiga e recente. E lembro-me perfeitamente como era Torres Novas antes de si... E apesar de não ser Torrejano, orgulho-me da cidade de muitos e bons amigos que aí tenho, e onde a minha neta cresce. Um grande obrigado e força para as dificuldades que os tempos actuais nos impõem. Abraço
    Carlos M Cunha

    ResponderEliminar
  2. Vive-se hoje num real e absurdo clima onde impera a cultura do medo, a cultura de um certo capitalismo sedento e a cultura do descrédito no cidadão. Só a cegueira ou a mente monstruosa podem gerar tais culturas. Esta ideia de que fomos e somos gastadores, mais... muito mais do que as nossas posses, é virulenta e ainda ninguém a conseguiu explicar. O que foi gasto, com mais ou menos erro, está justificado. O país está muito longe daquilo que eram os tempos em que a única autoestrada "morria" em Aveiras... Tanta maldade que por aí impera terá um infeliz desfecho. A começar por esta espécie de governo de maquiavélicos meliantes!

    ResponderEliminar
  3. Sou torrejano e orgulho-me disso. Orgulho-me da minha cidade e da evolução que a mesma tomou. Nem tudo é/está perfeito, não...mas está muito e muito melhor que à 15 anos atrás. Os retrogados dizem que CM Torres Novas está falida e eu respondo sem grandes problemas "que mal tem, pior era se estivesse falida e sem obra feita". Depois esses mesmos retrogados voltam à carga dizendo que esta "falência" vai sair-me do bolso. Aí eu respondo que concordo, mas como refere no seu texto, eu estou a pagar uma falência a 100 % quando na realidade sou responsável (enquanto Torrejano) de uma milésima parte desses 100 %.
    Tenho 30 anos, não imigrei, constituí família e ampliei-a em Torres Novas, prevejo ampliá-la ainda mais.
    Profissionalmente também escolhi Torres Novas, até ver tenho garantias de futuro....e ando de Clio.

    Esta é a minha cidade e não tenciona abandoná-la, falida ou não, é minha.

    Espero também que outro "louco" volte a "falir" a CMTN...mas por favor com obra feita.

    Obrigado !

    ResponderEliminar