A mais pequenina

A mais pequenina
Princesa

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Viva as Fontainhas

Estou emocionado e muito contente.
Acabei de saber, pelo meu amigo e grande Torrejano/Cabo-verdiano, Aníbal Teixeira de Sousa, filho do saudoso escritor Teixeira de Sousa, que a linda aldeia de Fontainhas, na Ilha de Sto. Antão, mais concretamente no “meu” concelho da Ribeira Grande, foi considerada a segunda aldeia com “a vista mais bela do mundo”, ela que em si própria, é uma aldeia de sonho. Assim classificada pela National Geographic, a dimensão e a credibilidade da decisão é acrescida.   
Parabéns ao Povo de Fontainhas, a Sto. Antão e a Cabo Verde.
Sou um dos muitos que dizem e agora com mais oportunidade o digo, que a ilha de Sto. Antão no seu todo, deveria ser classificada como Património da Humanidade.

Quem a conhece dar-me-á razão.
Ir a Fontainhas é uma aventura de arrepiar, com paisagem deslumbrante e com caminho de tão estreito e sinuoso, com o mar lá em baixo a mais de 300m, que nos obriga a pensar duas vezes… mas, mesmo pensando, vale a pena avançar e desfrutar… lembro-me de um dia, o meu querido amigo Pedro Lobo Antunes de se ter recusado a fazer o caminho de jipe… mas não desistiu e foi na mesma… a pé. E, já na altura ele dizia, que aquele era local de beleza de excelência. Não foi o único, que só a pé lá quis ir…
Aliás, há quem lhe chame o presépio vivo de Cabo Verde, muito em particular durante a noite. E eu concordo! De noite, “aquilo” é um autêntico presépio, não sendo por acaso, que a capa do meu primeiro livro sobre Cabo Verde, tenha a foto da aldeia de Fontainhas.

Um povo bom e carinhoso nos acolhe de braços e de portas abertas, que oferecem o que têm. Recordo-me de um dia, lá em Fontainhas, ter recusado uma laranja que uma senhora, dentro de sua casa, me quis oferecer. Alertado para a minha “indelicadeza”, voltei atrás e saboreei o fruto para deleite da velhinha. E lá, também ouvi um fontainhense descrever toda a história de Portugal, como poucos por cá o sabem fazer…
Fontainhas passará a ser um local de visita. E ainda bem, porque Sto. Antão tem muito para visitar e saborear, para além da daquele local mítico. Sto. Antão é e ainda mais será, com esta novidade, uma ilha de turismo.

Pela simbologia do local, pela sua beleza, pelas pessoas e pela dimensão deste fantástico país que é Cabo Verde, vale pena visitar Sto. Antão.
Aos meus Amigos Orlando Delgado e Jorge Santos endereço um abraço de parabéns extenso a todos os amigos da Ribeira Grande.
António Rodrigues
 

Sem comentários:

Enviar um comentário