A mais pequenina

A mais pequenina
Princesa

sábado, 31 de julho de 2010

O Monumento da Lusofonia


Poucos saberão que Torres Novas têm uma particularidade muito invulgar. O nosso monumento aos Heróis de Diu, situado junto ao Nogueiral, na rotunda com o mesmo nome edificado aquando das comemorações dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique é peça única em Portugal, mas não no mundo.

Com ela e por causa dela, a Lusofonia em Torres Novas, no ano em curso, poderá vir a ter um significado especial.

A ver vamos…

Porque mais prático e mais rigoroso, aqui fica um extracto de um artigo do Dr. Carlos Carreira recentemente publicado numa das edições da revista municipal Nova Augusta:

O Padrão nas ex-colónias

“No âmbito da Escultura Pública, este será dos casos raros em que aquela se faz de forma tão ampla, dispersa e unificadora ao mesmo tempo. Observando o referido Programa de Comemorações, destinado às Províncias Ultramarinas, foram várias as cidades que, nas ex-colónias, adoptaram este modelo arquitectónico como forma de se associar às comemorações e fazer perpetuar a memória desse símbolo maior da ocupação colonial: Díli (Timor), Água Grande (S. Tomé e Príncipe), Lourenço Marques (Moçambique), Cidade da Praia (Cabo Verde), Bissau, Farim e Cacheu (Guiné-Bissau), são algumas cidades onde, ainda hoje, se poderá encontrar o Padrão no seu lugar. Por confirmar ficarão as reminiscências de uma possível presença no antigo Estado da Índia e Angola. Com efeito, apesar de no Programa se encontrar indicada a pretensão da sua construção na generalidade do Império, o prazo para a obra raramente se encontra estipulado, ficando dependente da capacidade e da iniciativa de cada “Comissão Provincial”, em alguns não se tendo chegado a concretizar. Para a Índia perspectivava-se, “para data a marcar oportunamente: a inauguração do Padrão Comemorativo da Morte do Infante D. Henrique”, sendo que, para Angola, se “admitia a implantação de um monumento ao Infante, segundo plano que seria posto a concurso”. Nestas duas ex-colónias, contudo, não temos notícia da presença de qualquer edificação comemorativa.”

E com este texto de Carlos Carreira e de fotos que fui captando aqui e acolá, fica o esclarecimento.

A 1ª foto foi tirada em Díli, a segunda em Cabo Verde na cidade da Praia e a última, claro, em Torres Novas. A foto do artigo "Porque nos esquecemos da nossa História?" que deu lugar a este pequeno passatempo é, como alguns amigos afirmaram, em Cacheu na Guiné...

António Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário